top of page
Foto do escritorSaulo Souza

Princípios do Pilates: Respiração


Respiração


A Respiração anda junto com o princípio da CENTRALIZACAO. Quando respiramos adequadamente induzimos a contração do Power House, favorecendo uma maior estabilização da coluna Vertebral.


Esse princípio foi introduzido ao Método, inicialmente por influência da Yoga. Os orientais tendem a focar a respiração na fase de expiração ativando os músculos abdominais, enquanto que o povo ocidental foca na Inspiração ativando músculos acessórios voltando a tensão para a região dos ombros e pescoço.


No Pilates Moderno devemos estar atentos a todas os detalhes para evitar o que o paciente/aluno não desenvolva uma rigidez excessiva, podendo essa ser a origem dos problemas.


Respirar "corretamente" faz toda a diferença no Pilates!


Com a respiração adequada ativamos grupos musculares (em especial os abdominais) que nas pessoas sedentárias tendem a ser mais fracos. Acontece também com pessoas ansiosas devido ao estresse


Muitos profissionais acreditam que para realizar o princípio da respiração exige muita esforço e energia. Claro, que muitas pessoas chegam o Studio com dificuldade em executar esse padrão, porém, com algumas correções em pouco tempo o aluno consegue realizar a respiração do Pilates corretamente.


Por isso Inspira, Expira e Não Pira! Se tiver alguma dúvida, fala com a gente que ajudamos você!


Artigo escrito pelo professor Saulo Souza

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page